—RARA—

foto 1: http://www.austropalm.at/webshop/catalog/index.php?cPath=23
foto 2: http://picasaweb.google.com/lh/photo/VISXYOEV-bYcvaIZ0pqVuwfoto 3: http://www.florum.fr/strelitzia-juncea/79733/6122/oiseau-du-paradis-strelitzia-zi.html
texto: http://www.jardineiro.net/br/banco/strelitzia_juncea.php +++++++++
A estrelítzia-de-lança é uma planta de aspecto exótico, tipicamente tropical,
também conhecida por flor-da-rainha-de-lança, ave-do-paraíso, estrelítzia, estrelitza.
Ela não apresenta folhas ou caule, mas hastes cilíndricas, pontiagudas, rijas e de coloração verde-azulada escura. Seu nome popular deriva justamente deste aspecto de lança que as hastes possuem. As inflorescências da estrelítzia-de-lança são formadas no verão e são bastante similares à da estrelítzia (Strelitzia reginae).
A espata é o bico, e serve de bainha para as flores que emergem de coloração laranja, com anteras e estigmas azuis, e assemelham-se à crista ou penacho da ave. Estas inflorescências são muito duráveis e largamente utilizadas como flor-de-corte. A polinização é efectuada por beija-flores e outros passarinhos.
É uma planta muito rústica, de crescimento moderado, sendo adequada para o plantio isolado ou em grupos, como maciços, renques ou bordaduras. Exige pouca manutenção, apenas adubações anuais para estimular a floração. Desta maneira, jardins extensos e parques públicos se beneficiam muito com esta espécie, que acrescenta beleza tropical sem dar trabalho. É excelente em jardins de pedra também.
Devem ser cultivados à pleno sol, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica.
Tolera geadas fracas e secas.
Multiplica-se por sementes, mas principalmente por divisão das touceiras.