Bhut Jolókia, branca, é uma incomum variante natural da consagrada Bhut Jolókia
Pimenta extremamente quente ostenta uma bonita e rara côr branca encontrando-se no “top ten” das pimentas mais ardidas do mundo, quase tanto quanto a sua prima Naga Morich. Estas nossas sementes de pimenta são produzidas 100% organicamente e são fáceis de crescer, produzindo frutos que entram no estado de maturação em cerca de 120 dias após a transplantação.
Suas pimentas geram-se na côr verde, evoluindo até tons de vermelho, laranja e finalmente branca cremosa.
As pimentas não vão atingir a sua cor branca cremosa, maduro final, sem uma adequada exposição solar.
Produz frutos harmoniosamente moldados, em número de algumas dezenas
A Bhut Jolókia é nativa do nordeste da Índia, especificamente das províncias de Assan, Manipur e Nagaland.
Bhut Jolókia (ou Naga Jolokia), designações diferentes para a mesma pimenta consoante a origem geográfica dada a imensidão daquele país, tem cerca do dobro da pungência da anterior campeã, a Savina Vermelha, tendo sido registada no Guinness Book of Records como uma das mais quentes pimentas do mundo, senão a mais quente. A planta cresce em torno dos 45 a 120 cm e as bagas podem atingir entre os 5,5 a 8,5 cm de comprimento e 2,5 a 3 cm de largura frutos esses aparentemente não tão agressivos como os da Bhut Jolokia camuflagem essa que lhe é transmitida pelo acentuado sabor cítrico que se mistura e confunde no aveludado choque térmico que desencadeia no palato dos audazes que arriscam a sua degustação.
A Bhut Jolokia aprecia o calor e humidade, mas com alguma paciência pode desenvolver-se bem em climas mais frios, nomeadamente os climas designados de temperados.
O tempo de germinação é semelhante ao de qualquer Habanero, ou um pouco mais e por via disso demorar mais tempo do que as tradicionais pimentas. Não desespere pois se não encontrar sinais de vitalidade nas 3 primeiras semanas! A Bhut Jolokia tem pois um longo e penoso ciclo vegetativo.
Também não se deve intranquilizar pelo facto de ver cair uma parte significativa da flôr, em tudo semelhantes ao verde amarelado pálido das suas congéneres.