mango, haden

nome popular — mango, haden
espécie —mangifera indica
origem —EUA
 
—TEMPORARIAMENTE
INDISPONIVEL—
—NOT FOR EXPORT—
—ENXERTADA—
 
fonte
foto:
texto: www.wikipedia.org traduzido e adaptado por www.ecologicstation.com

A manga ‘Haden’ (ou ‘Hayden’) é o nome de uma cultivar de manga , que se tornou numa das mais amplamente cultivadas no mundo depois que ela foi introduzida no início do século 20 através do sul da Flórida . Ela acabaria por se tornar a mãe de muitas outras cultivares de manga mais tarde desenvolvidos na Flórida. [1]

Em 1902, o capitão John J. Haden, um oficial aposentado do exército dos EUA que viveu em Coconut Grove, Flórida , plantou quatro dezenas [2] mudas de ‘ Mulgoba mangas ‘que ele tinha comprado ao Professor Elbridge Gale em Mangonia, perto de Lake Worth Lagoa na área da atual West Palm Beach . Haden morreria no ano seguinte, mas sua esposa Florence continuou a cuidar das árvores em sua propriedade em Coconut Grove, tendo as primeiras plantas frutificado em 1910. [3] Uma árvore em particular, produziu frutos de tal e superior qualidade, com cores brilhantes e com tal sabor que foi selecionada e recebeu o nome de família. Tanto a análise histórica como o pedigree sugerem que ‘Haden’ foi provavelmente o resultado de um cruzamento entre ‘Mulgoba “e um” terebintina manga ‘.

Florence Haden, percebendo o potencial da cultivar, relatou seu sucesso à Florida State Horticultural Society, e enviou duas amostras da fruta para o Departamento de Agricultura dos EUA , e outra de manga maior para Edward Simmonds da Usina Introdução Station em Miami . [4] Simmonds que tendo ficado de tal forma intrigado se levou a propagar a ‘Haden’ no sul da Flórida. ‘Haden’ se tornou num tão grande sucesso comercial, em grande parte devido à sua propagação em larga escala pela creche-proprietário George Cellon, que iria dominar a indústria de manga no estado desde há cerca de 25 anos, [5] , bem como ser apresentada a outros locais com grande sucesso, como Honduras , Hawaii [6] e Austrália . ‘Haden’ gradualmente caiu em desuso como uma manga comercial, em grande parte devido a problemas fungicos, juntamente com a produção inconsistente, problemas com a distribuição interna do fruto (também conhecido como semente de geléia), e da disponibilidade de novas variedades com características superiores. A maioria das variedades de manga, posteriormente, desenvolvidos na Flórida ou eram descendentes diretos ou indiretos da ‘Haden’.

 

Os comentários estão fechados.