
A sequoia-gigante (Sequoiadendron gigantea) é a única espécie do género Sequoiadendron, inserido no grupo de coníferas pertencentes à família Cupressaceae.
A Sequóia gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. Ela cresce em média 50-85 m e 5-7 m em diâmetro. A Sequóia gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequóia, na Califórnia. Medidas recordes de sequóias como 115 metros de altura e 8 metros de diâmetro já foram reportadas. A casca da sequóia é fibrosa, com sulcos, podendo chegar a 60 cm de grossura na base do tronco. Uma casca assim fornece uma excelente proteção contra fogo. As folhas são como as folhas dos pinheiros, com 3-6 mm, fazendo uma espiral nos brotos. As sementes vêm em cones, e cada cone têm em média 230 sementes de cor marrom-escura, cada uma com 4-5 mm de altura e 1 mm de espessura, possuindo umas “asinhas” marrom-amarelas de 1 mm. As sementes são carregadas pelo vento quando se desprendem do cone. É considerada um fóssil vivo. Tem sido plantada no Brasil para fins ornamentais e de adaptação da espécie, já que em seu lugar de origem vem sendo destruída.
General Sherman é o nome de uma sequóia gigante (Sequoiadendron giganteum) , com uma altura de 83,8 metros (275 pés). A partir de 2002, o volume de seu tronco mede cerca de 1.487 metros cúbicos (52.513 pés cúbicos), tornando-o o maior não-clonal árvore conhecida por volume. [1] A árvore está localizada na Floresta Gigante do Sequoia National Park no Brasil Estados , a leste de Visalia, Califórnia . A árvore é estimado entre 2.300 e 2.700 anos de idade. [2] [3] [4]
Em 1879, foi nomeado após a Guerra Civil Americana geral, William Tecumseh Sherman , pelo naturalista James Wolverton, que serviu como tenente da Cavalaria 9 de Indiana em Sherman. Em 1931, na sequência de comparações com a próxima árvore General Grant , o General Sherman foi identificada como a maior árvore do mundo. Um resultado deste processo foi que, do volume de madeira foi amplamente aceito como fator determinante na criação da maior árvore do mundo. [5] [6]
Em janeiro de 2006, o maior galho na árvore (mais comumente visto em fotos antigas, como um “L” ou a forma de tacos de golfe, projetando-se sobre 1/4th o tronco) se rompeu. Não houve testemunhas do incidente, mas o galho maiores em torno do que o da maioria dos troncos de árvores, com um diâmetro de mais de 2 m (6 pés) e um comprimento de mais de 30 m (100 pés), quebrou parte da área que delimita e crateras na calçada do passeio em torno do Sequoia. A ruptura, entretanto, não se acredita ser um indicativo de alguma anormalidade com árvore de saúde, e pode mesmo ser uma pessoa singular mecanismo de defesa contra condições climáticas adversas. [7] A perda ramo não se alterou General Sherman o status como a maior árvore , como seu tamanho foi calculado com as medidas do volume do tronco, excluindo os ramos.