pimenta, rocoto, red

nome popular-pimenta, rocoto, red
cavalo, locoto, manzano, canário (amarelo), peron
espécie-capsicum pubescens
origem-Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Equador
pungência- acima de 70 000 SHU
 
 
 we’re developing efforts to proceed, in the shortest amount of time to presentation of this website also in English and French. It is a time consuming job, whose articles are being presented, gradually. We regret this inconvenience
 
nous développons des efforts de procéder, dans le plus court laps de temps à la présentation de ce Website aussi en Anglais et en Français. C’est un travail fastidieux, dont les articles sont présentés progressivement. Nous regrettons cet inconvénient
 

—NOVO—

—TEMPORARIAMENTE  INDISPONIVEL—
 
—em lotes de 11, 22, 44, 88, 176 e 352 sementes—
— cotação para lote 11 sementes, 3,90€—
—restantes lotes serão cotados proporcionalmente ao número de sementes sofrendo descontos de 10, 20, 30, 40 e 50%, respectivamente—
 
fonte
foto: www.ecologicstation.com
texto: www.ecologicstation.com
 

Esta Capsicum pubescens é uma pimenta com frutos de tamanho médio, comum no Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Equador. Conforme as regiões é localmente designada por rocoto (em quíchua) ou locoto (em aimará).
Os frutos desta espécie de pimenta possuem paredes espessas, tal como os pimentos, mas são muito mais picantes. A folhagem da planta tem cor verde escura e é tomentosa. As flores são de cor púrpura com manchas esbranquiçadas e as sementes são escuras (castanho escuro a preto), enquanto a maioria das sementes de espécies de Capsicum domesticadas têm cor clara.

É uma planta perene e se protegida das geadas e convenientemente podada pode manter-se por muitos anos.
Outros nomes comuns nos seus países de origem,  locoto, manzano, canario (tipo amarelo), caballo, e peron.

Planta completamente diferente do tradicional, apresentando uma estrutura e tamanho que mais se assemelha ao de uma vulgar árvore ou arvoreta. É assim uma pimenta rústica como também é sugerido pelo seu apelido popular de “gringo killer” ou “matador de gringo”. Trata-se pois de uma pimenta de tamanho maior, arredondada, de cor vermelha forte e flores violetas. Deve ser cultivada em vasos de grande porte, de volume nunca inferior a 30l, uma vez que ela pode alcançar os 15 anos de idade, ou mais. Com um ano a ano e meio de idade poderá consoante os climas e o meio que se lhe proporcione carregar frutos  e atingir uma altura de mais de dois metros, se devidamente tutorada.
O termo rocoto deriva da palavra hispânico-andina “rocin”, que significa “perfil de cavalo”. E, de fato, os frutos dessa pimenta lembram o desenho de uma cabeça de cavalo. Daí vem outro nome pelo qual é conhecida: “pimenta-cavalo”. No México, é conhecida ainda como “pimenta-pêra” e como “pimenta-maçã”. Seus frutos, arredondados, assemelham-se a uma cereja quando são pequenos, e a uma maçã, ao ficarem grandes. Assim que amadurecem, assumem a cor amarela, vermelha ou laranja. O arbusto que os suporta, cresce por mais de dez anos e torna-se tão largo que, em alguns lugares, é chamado de árvore de pimenta. A rocoto é a única pimenta cuja sementes são pretas.
Os frutos desta espécie de pimenta possuem paredes espessas, tal como os pimentos, mas são muito mais picantes. A folhagem da planta tem cor verde escura e é tomentosa. As flores são de cor púrpura com manchas esbranquiçadas e as sementes são escuras (castanho escuro a preto), enquanto a maioria das sementes de espécies de Capsicum domesticadas têm cor clara. Ela suporta geadas fracas e temperaturas de alguns graus negativos. Se protegida da geada e convenientemente podada pode manter-se por muitos anos.
Esta pimenta desenvolve-se bem em climas temperados e até mesmo frescos mesmo sem verões quentes, ao contrário da maioria das pimentas picantes.
Apesar de a maioria dos frutos desta espécie ser vermelha, há também um tipo amarelo que é comum nas Caraíbas e México e ainda uma variedade laranja.

Pimenta Rocoto vermelha (Capsicum pubescens), também conhecida como “Pepper Tree”, é uma herança peruana e é uma pimenta excepcionalmente bonita. Por favor note que esta pimenta tem um longo período vegetativo (flores aparecem apenas em agosto-setembro), o que em países de climas frios ou mesmo temperados não garante o sucesso absoluto; a germinação é lenta (3-4 semanas) podendo mesmo se apresentar de difícil, portanto não é para principiantes nem para aqueles que desanimam facilmente aos 1ºs desaires em consequencia das temperaturas mais baixas e supostamente aos repetidos insucessos. Requer cuidados especiais (seu habitat natural é a Cordilheira dos Andes e para que ela possa sobreviver apenas pode suportar geadas ligeiras, tornando-se difícil sua sobrevivencia em caso de geadas fortes e prolongadas), por isso é melhor serem cultivadas em vasos, embora ela goste de um ambiente quente e ensolarado. Observe também que, para além dos cuidados necessários comuns às pimentas quentes, se deixar que essa pimenta produza toxinas a respectiva seiva pode causar alergias e outros tipos de complicações. Portanto, use luvas ao manusear (falo por experiência própria)! Para melhorar a produção de frutos use um pincel fino para tocar suavemente o interior de cada flor de coleta, e depois distribuir o pólen como se de uma abelha se tratasse, ajudando assim à polinização. Você vai ter mais frutos por planta, se você tiver duas ou mais plantas. Os frutos são muito perfumados quando amadurecem, cativando-o a colher e cozinhar o seu prato favorito! A árvore cresce com belas flores roxas seguido por frutos “verde redondos que amadurecem para o vermelho e tem sementes pretas exclusivas, de sabor único e quente dando vontade de partir para um presente adiantado. Em climas adequados, as Rocotos são perenes, proporcionando frutificação contínua por até 15 anos. Tente cultivá-la em pote adequado e trazê-la de volta para um abrigo no inverno e verá que não se vai arrepender, realizando na primavera alguma poda de limpeza e pouco mais. Frutifica, em média a 120-180 dias após o transplante. Polinização cruzada com outras pimentas não vai ocorrerr. Quanto a calor na escala SHU, locais há em que os frutinhos se apresentam doces ou quase, com .. 0-1-2-3 – 4 -5 de pungência, embora em outras partes da América do Sul as classifiquem  de “El Mas de los picante picantes” ou “o picante mais picante dos picantes”.

 

 

 

Os comentários estão fechados.