
—NOVO—
—TEMPORARIAMENTE INDISPONIVEL— —em lotes de 11, 22, 44, 88, 176 e 352 sementes— — cotação para lote 11 sementes, 3,90€— —restantes lotes serão cotados proporcionalmente ao número de sementes sofrendo descontos de 10, 20, 30, 40 e 50%, respectivamente— fonte foto: www.ecologicstation.com texto: www.ecologicstation.comEsta Capsicum pubescens é uma pimenta com frutos de tamanho médio, comum no Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Equador. Conforme as regiões é localmente designada por rocoto (em quíchua) ou locoto (em aimará).
Os frutos desta espécie de pimenta possuem paredes espessas, tal como os pimentos, mas são muito mais picantes. A folhagem da planta tem cor verde escura e é tomentosa. As flores são de cor púrpura com manchas esbranquiçadas e as sementes são escuras (castanho escuro a preto), enquanto a maioria das sementes de espécies de Capsicum domesticadas têm cor clara.
É uma planta perene e se protegida das geadas e convenientemente podada pode manter-se por muitos anos.
Outros nomes comuns nos seus países de origem, locoto, manzano, canario (tipo amarelo), caballo, e peron.
Planta completamente diferente do tradicional, apresentando uma estrutura e tamanho que mais se assemelha ao de uma vulgar árvore ou arvoreta. É assim uma pimenta rústica como também é sugerido pelo seu apelido popular de “gringo killer” ou “matador de gringo”. Trata-se pois de uma pimenta de tamanho maior, arredondada, de cor vermelha forte e flores violetas. Deve ser cultivada em vasos de grande porte, de volume nunca inferior a 30l, uma vez que ela pode alcançar os 15 anos de idade, ou mais. Com um ano a ano e meio de idade poderá consoante os climas e o meio que se lhe proporcione carregar frutos e atingir uma altura de mais de dois metros, se devidamente tutorada.
O termo rocoto deriva da palavra hispânico-andina “rocin”, que significa “perfil de cavalo”. E, de fato, os frutos dessa pimenta lembram o desenho de uma cabeça de cavalo. Daí vem outro nome pelo qual é conhecida: “pimenta-cavalo”. No México, é conhecida ainda como “pimenta-pêra” e como “pimenta-maçã”. Seus frutos, arredondados, assemelham-se a uma cereja quando são pequenos, e a uma maçã, ao ficarem grandes. Assim que amadurecem, assumem a cor amarela, vermelha ou laranja. O arbusto que os suporta, cresce por mais de dez anos e torna-se tão largo que, em alguns lugares, é chamado de árvore de pimenta. A rocoto é a única pimenta cuja sementes são pretas.
Os frutos desta espécie de pimenta possuem paredes espessas, tal como os pimentos, mas são muito mais picantes. A folhagem da planta tem cor verde escura e é tomentosa. As flores são de cor púrpura com manchas esbranquiçadas e as sementes são escuras (castanho escuro a preto), enquanto a maioria das sementes de espécies de Capsicum domesticadas têm cor clara. Ela suporta geadas fracas e temperaturas de alguns graus negativos. Se protegida da geada e convenientemente podada pode manter-se por muitos anos.
Esta pimenta desenvolve-se bem em climas temperados e até mesmo frescos mesmo sem verões quentes, ao contrário da maioria das pimentas picantes.
Apesar de a maioria dos frutos desta espécie ser vermelha, há também um tipo amarelo que é comum nas Caraíbas e México e ainda uma variedade laranja.
Pimenta Rocoto vermelha (Capsicum pubescens), também conhecida como “Pepper Tree”, é uma herança peruana e é uma pimenta excepcionalmente bonita. Por favor note que esta pimenta tem um longo período vegetativo (flores aparecem apenas em agosto-setembro), o que em países de climas frios ou mesmo temperados não garante o sucesso absoluto; a germinação é lenta (3-4 semanas) podendo mesmo se apresentar de difícil, portanto não é para principiantes nem para aqueles que desanimam facilmente aos 1ºs desaires em consequencia das temperaturas mais baixas e supostamente aos repetidos insucessos. Requer cuidados especiais (seu habitat natural é a Cordilheira dos Andes e para que ela possa sobreviver apenas pode suportar geadas ligeiras, tornando-se difícil sua sobrevivencia em caso de geadas fortes e prolongadas), por isso é melhor serem cultivadas em vasos, embora ela goste de um ambiente quente e ensolarado. Observe também que, para além dos cuidados necessários comuns às pimentas quentes, se deixar que essa pimenta produza toxinas a respectiva seiva pode causar alergias e outros tipos de complicações. Portanto, use luvas ao manusear (falo por experiência própria)! Para melhorar a produção de frutos use um pincel fino para tocar suavemente o interior de cada flor de coleta, e depois distribuir o pólen como se de uma abelha se tratasse, ajudando assim à polinização. Você vai ter mais frutos por planta, se você tiver duas ou mais plantas. Os frutos são muito perfumados quando amadurecem, cativando-o a colher e cozinhar o seu prato favorito! A árvore cresce com belas flores roxas seguido por frutos “verde redondos que amadurecem para o vermelho e tem sementes pretas exclusivas, de sabor único e quente dando vontade de partir para um presente adiantado. Em climas adequados, as Rocotos são perenes, proporcionando frutificação contínua por até 15 anos. Tente cultivá-la em pote adequado e trazê-la de volta para um abrigo no inverno e verá que não se vai arrepender, realizando na primavera alguma poda de limpeza e pouco mais. Frutifica, em média a 120-180 dias após o transplante. Polinização cruzada com outras pimentas não vai ocorrerr. Quanto a calor na escala SHU, locais há em que os frutinhos se apresentam doces ou quase, com .. 0-1-2-3 – 4 -5 de pungência, embora em outras partes da América do Sul as classifiquem de “El Mas de los picante picantes” ou “o picante mais picante dos picantes”.