tomate, cereja

nome popular-tomate cereja,
tinguaraque
espécie-solanum lycopersicum cerasiforme
origem-
 
 —DISPONIVEL—
 
fonte
foto: www.ecologicstation.com
texto

O tomate cereja é a uma das variedades de tamanho mais reduzido de todas aquelas que habitualmente se produzem para consumo doméstico. É comercializado em alternancia aos tomates comuns, e é popular para consumo em lanches e em saladas ou em arranjos de mesa e decoração de pratos. Tomates cereja são geralmente considerados semelhantes, mas não idênticos ao precursor selvagem do tomate doméstico. Eles são muitas vezes mais azedos do que o tomate padrão.

Tomate cereja varia em tamanho desde a dimensão da ponta de um dedo até ao tamanho de uma bola de golfe, e pode variar da forma ligeiramente esférica para oblonga. Os mais oblongos, geralmente, têm características semelhantes ao tomate comum, e são conhecidos como tomates uva.

O tomate cereja é considerado como uma variedade botânica alternativa ao tomate doméstico, de sua desigação científica, Solanum lycopersicum var. cerasiforme. Foi amplamente cultivado na América Central quando os conquistadores aí chegaram e pensa-se ser o antepassado de todos os tomates domésticos. As variedades mais populares de hoje foram desenvolvidos na Faculdade Rehovot de Agricultura da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel.

Os comentários estão fechados.