tomateiro, lycopersicon cheesmanii

 

nome populartomateiro
nome científico –lycopersicon cheesmanii
origem – Ilhas Galápagos
 
 —DISPONIVEL—
 
fonte
foto: www.ecologicstation.com
texto: www.ecologicstation.com

Tomate selvagem nativo das ilhas Galápagos.

Os frutos são pequenos, um pouco à semelhança  do tomate groselha. Eles amadurecem do verde para uma cor amarelo-alaranjado e são comestíveis, com um bom sabor a tomate típico, ácido. A planta é de especial interesse pela sua resistência a uma série de pragas do tomateiro e tem sido utilizado em cruzamentos com os tomates tradicionais para lhe conferir as características de resistencia desejadas.

É um cultivar anual com os hábitos normais de crescimento. As plantas podem chegar a 3-5 pés e são mais semelhantes a certas variedades de tomate cereja na fase de crescimento e na produção de frutos. O tomate da Ilha de Galápagos é distinto e faz um excelente contraste em termos ornamentais nas plantações, com pequenas folhas de babados e flores profusas. Os frutos amadurecem rapidamente, em 50-60 dias e parecem gostar de climas quentes.

Crescem em condições absolutamente normais como qualquer outra variedade de tomate. Precisam de água regularmente. Crescem de forma mais exuberante a pleno sol. Em plantas residentes e adaptadas e em condições de temperatura e humidade adequadas frutifica uma única vez, ao contrário de uma série de variedades de tomate normal.

Propaga-se por sementes que geralmente germinam facilmente em temperaturas próximas de 75-85F em solo húmido, mas precisam de tempo de germinação de várias semanas, especialmente se a cápsula de celulose permanece em torno das sementes.  Esta espécie parece ser mais lenta para germinar do que o tomate normal.
Os frutos são comestíveis e têm um sabor agradável. São tão populares nas ilhas Galápagos quanto as tartarugas em sua área nativa. As plantas são de grande interesse para os criadores do tomateiro, uma vez que elas são de extrema utilidade para conferir uma série de características desejáveis em espécies de tomate normal.

 

Os comentários estão fechados.