—NOVIDADE—
sementes colectadas no Ghana, gentilmente cedidas por um amigo angolano
fonte foto:http://www.ecologicstation.com texto:http://www.ecologicstation.com
Variedade originária do Ghana, entra em produção aos 90 dias após a muda para local definitivo gerando bagas de formato esférico achatado na inserção ao pedunculo, com significativa espessura de polpa e em número elevado. Os frutinhos crescem erectos na base de uma flôr por nódulo e entram em maturação evoluindo do verde para o vermelho, passando pelo lilaz quase preto.
Excelente para consumir em seco, ou utilizar na confecção de molhos ou mesmo “in natura” na preparação de saladas.
A planta, perene, apresenta folhas e hastes verdes e flores brancas suportando dois ou mais ciclos sazonais se tiver invernos suaves. Em condições excepcionalmente propicias até alguma folha poderá transitar de um ano para o outro sem caducar.
Devido à compacidade do seu crescimento adapta-se com facilidade à produção em contentor.
Planta de estrutura bem definida com ramificações apenas a partir do inicio do 3º ou mesmo do 4º quarto do caule principal, formando angulos substancialmente inferiores a 45º. Cresce em média a uma altura de 1,10 m a 1,20 m, não indo a sua copa muito para além dos 0,30 cm a 0,50 cm de diâmetro. Seu sistema raticular é bem complexo e apesar de muito rústica a planta não se desenvolve na sua plenitude em vasos e contendores de pequena litragem, pelas suas exigências em matérias orgânicas. Tem flores de pedicelo erecto na antese, solidárias em cada nó, com corola branco-leitosa e tom levemente esverdeado e antéras cinza esverdeadas. Apresenta constrição anular na junção do pedicelo com o cálice. Os frutinhos de pungencia alta, em posição erecta de formato esférico, de diâmetro variável entre 1,6 cm a 1,9 cm, achatado na junção com o pedicelo de cor verde, evoluindo para roxo/preto e vermelho na maturação, são um privilégio para todos os seus coleccionadores e um regalo para a vista
Suas sementes em número médio de 70 !!!, por fruto, de côr creme germinam em períodos médios de !!!, . A colheita se inicia a partir dos 150 dias e até aos 210 dias, altura em que presumivelmente todos os frutos se encontram em maturação absoluta. Pelo seu aroma e consistência de polpa e elegância do seu ardor, torna-se indispensável na confecção de molhos altamente requintados e como ingrediente, apesar de acessório, mas sempre imprescindível na estruturação de um excelente cocktail de “pickles” elaborado com o fim de agradar a requintados gostos culinários. Não é fruto propício à utilização industrial por se tornar difícil a sua desidratação uma vez que suas paredes se apresentam bem carnosas.