pimenta, tabasco

nome popular—pimenta, tabasco
nome científico—capsicum frutescens
origem—América Central
pungência—30.000 a 50.000 Schoville Heat Units
 
—DISPONÍVEL—
 
—em lotes de 11, 22, 44, 88, 176 e 352 sementes—
— cotação para lote 11 sementes, —2,40€—
—restantes lotes serão cotados proporcionalmente ao número de sementes sofrendo descontos de 10, 20, 30, 40 e 50%, respectivamente—
 
fonte
foto 1 e 2: www.ecologicstation.com
texto: www.geocities.ws/c.caminha/
DSCF8129

Também conhecida como Red Amazon, é irmã de sangue da brasileiríssima Malagueta. É a variedade da espécie C. frutescens mais conhecida no mundo, por ser  a matéria prima do famoso molho de pimentas Tabasco, fabricado em Louisiana, USA.


A planta, como é característico das C. frutescens, possui formato arbustivo compacto e prefere clima húmido e quente, atingindo uma altura de 120cm.

dscf5044

Suas folhas são verde-escuras com formato oval alongada, nas dimensões de 18 x 10 cm.
Cada nó apresenta uma flor solitária, de pedicelo ereto na antese, com anteras azuladas e corola branco-esverdeada sem manchas na base dos lóbulos.
Os frutos assumem posição ereta desde sua formação. São alongados, cilíndricos e terminam em um ápice afilado, com 2,5 a 3,2 cm de comprimento por 0,6 a 1 cm de diâmetro. Quando imaturos possuem coloração verde clara, passando por tonalidades amarelas e laranjas, até atingir o vermelho que caracteriza o fruto maduro. São bem ardidos, com 30.000 a 50.000 SHU.  Cada fruto contém uma média de 34 sementes de cor palha, que germinam entre 8 e 10 dias.  A colheita se inicia aos 120 dias após a semeadura e cada planta pode produzir centenas de frutos por safra.
Praticamente não se encontra o fruto inatura no comércio, pois geralmente as plantações destinam sua produção à fábrica de molhos. Além do mais, os frutos maduros possuem uma polpa muito macia e aquosa, deteriorando-se com facilidade, o que encurta o tempo de prateleira.  Se for colhido com o pedicelo conserva-se por mais tempo, por isso deve-se usar uma tesoura para cortar o pedicelo, pois o mesmo é muito resistente e difícil de ser destacado das haste, enquanto o fruto maduro facilmente  se solta do pedicelo.  Na fabricação, as pimentas são misturadas com vinagre e sal, depois postas a fermentar em barris de carvalho, só depois o molho é processado. Os botânicos afirmam que sua origem é a América Central, onde hoje se localiza o Panamá. Foi levada ao Golfo do México pelos povos pré-colombianos, onde se adaptou muito bem na região do estado mexicano de Tabasco. Acredita-se que foi levada para Louisiana por volta de 1848, por soldados que retornavam da guerra com o México, onde passou a ser cultivada. Até então, a variedade não tinha um nome específico, quando Edmund McIlhenny criou a receita e patenteou o molho em 1870 com o nome Molho de Pimenta de Tabasco, o que a tornou mundialmente conhecida por “Pimenta Tabasco”.

Os comentários estão fechados.