granadilha

 

 

nome popular – granadilha
nome científico – passiflora ligularis, juss
origem – Andes, América-do-Sul
 
 —DISPONÍVEL—
 —not for export—
 
fonte
foto:
texto: http://www.ecologicstation.com
 
Apesar de ser nativa de zonas do globo com clima eminentemente subtropical adapta-se com alguma facilidade às temperaturas mediterranicas.
Espécie de maracujá integrando a mesma família das passifloras encontra-se com pouca regularidade nas bancas dos nossos supermercados e quase sempre proveniente de países sul americanos.
Com alguns cuidados e uma certa dose experimental é possivel fazê-las passar os invernos sem grandes traumatismos convivendo na perfeição com temperaturas intermedias, especialmente nos outonos quentes em oposição às elevadas temperaturas de Verão as quais em ordem defensiva, a planta quase que para o seu crescimento.

Justamente considerado um dos mais saborosos da passiflora, concorre na perfeição com  o p. edulis, mais doce que aquele e com mais quantidade de polpa e por isso excelente para consumor in natura.

 

fonte
foto: http://lh3.ggpht.com
texto: http://en.wikipedia.org/wiki/Passiflora_ligularis
 
Ligularis Passiflora, vulgarmente conhecido como o maracujá doce ou Granadilha é uma espécie de planta do género Passiflora. O epíteto de “ligularis” vem da planta ligulado corollae .    É nativa das montanhas dos Andes entre Bolívia e Venezuela .   Ela cresce tanto a sul como a norte da Argentina e para  norte até ao México .  Fora da sua área nativa cresce nas montanhas tropicais de África e Austrália (onde eles são conhecidos como maracujá), e atualmente é comum nos mercados locais da Papua Nova Guiné, onde é conhecido como “açúcar de frutas”.  Ela gosta de climas que variam dos 15 ° aos 18 ° C com pluviosidade anual entre os 600 e 1000 mm.  Ela vive em altitudes que variam de 1700-2600 metros acima do nível do mar. Elas têm folhas abundantes, simples e flores de côr branco esverdeado. Os frutos são de cor amarela alaranjado e apresentam-se com pequenas manchas coloridas sombreadas.   Ele tem uma forma redonda com uma ponta final ovalada.  O fruto tem entre 6,5 e 8 cm de comprimento e 5,1 cm entre e 7 de diâmetro.   A casca exterior é dura e brilhante, e tem estofamento almofadado e macio no interior para proteger as sementes.  As sementes, que são duras e negras, são cercadas por uma esfera de polpa gelatinosa transparente.   A polpa é a parte comestível do fruto e tem um sabor suave e doce.   É muito aromática e contém vitaminas A, C e K, fósforo , ferro e cálcio . Os principais produtores são Peru , Venezuela , Colômbia , Equador , Brasil , África do Sul e Quénia .  Os principais importadores são os Estados Unidos , Canadá , Bélgica , Holanda , Suíça e Espanha .
 
 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados.