cebolinho

 

nome popular – cebolinho
nome científico – Allium schoenoprasum
origem – Mediterrâneo
+++++++++
+++TEMPORARIAMENTE
+INDISPONIVEL
+++++++++
fonte
foto1:
foto2: http://rvroger.co.uk
texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Allium_schoenoprasum

 

Allium schoenoprasum, conhecido popularmente como cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho em Portugal, é uma planta originária da Europa.

É uma planta vivaz que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. Em Junho cobrem-se de flores rosa-pálido semelhantes a pompons. Estas flores devem ser imediatamente retiradas para que as novas folhas possam rebentar. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor a cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo. O cebolinho é também muito apreciado no molho tártaro.

É muitas vezes confundido com o Allium fistulosum, também chamado de cebolinha, que é uma planta de origem asiática muito utilizada na cozinha do extremo Oriente.

Recomenda-se dar um espaçamento por metro linear plantado de 0,20 x 0,10 cm, aplicando entre 0,5 gramas de sementes á 0,6 por m².

Germina no prazo de seis a catorze dias, conforme o local e método de plantio. O solo deve ter textura média e ser bem drenado, podendo ser plantado o ano todo. Atinge cerca de 0,2 m de altura, e pode ser colhida após um prazo médio de três a quatro meses, após a semeadura. Usa-se suas folhas como condimento.

Usa-se os talos em saladas de verduras e de batatas, omeletes e vários outros pratos com ovos. Podem ainda ser salpicados em sopas, batatas assadas, purê de batata ou servidos crus na decoração de pratos.

 

Os comentários estão fechados.