nome popular – coentro nome científico – coriandrum sativum origem – +++++++++ +++TEMPORARIAMENTE +INDISPONIVEL
+++++++++ fonte foto: texto: http://www.jardineiro.net/br/banco/coriandrum_sativum.php


As folhas frescas da planta são utilizadas para temperar e adornar pratos de peixe, aves, feijão, legumes, sopas, arroz, massas, molhos e saladas. Elas acrescentam sabor e frescor a pratos de diversas culturas, como na cozinha mexicana, portuguesa, brasileira, indiana, chinesa, entre muitas outras. As sementes têm sabor adocidado, cítrico, picante e intenso, diverso das folhas. Elas perfumam e saborizam pães, biscoitos, carnes, linguiças, salsichas, saladas, picles, licores, cervejas de trigo, etc. As raízes também são aproveitadas na culinária, em especial a chinesa.
Este tempero de todos os povos não pode faltar na horta doméstica. Suas qualidades não param por aí: ela também é cultivada desde a antiguidade por suas propriedades medicinais também. Como se não bastasse, ainda é ornamental, e suas flores e folhagem graciosas podem formar belos maciços e bordaduras. Também pode ser plantado em vasos e jardineiras.
Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. É capaz de resistir a curtos períodos de estiagem, mas não tolera encharcamentos. Multiplica-se facilmente por sementes, semeadas diretamente no local definitivo e em canteiros elevados em pelo menos 15 cm. O ciclo até o início da colheita é de 50 dias no verão e 70 dias no inverno. As sementes devem ser colhidas dos frutos bem maduros, já marrons e secos.